Professor, você conhece a audiodescrição?

Introdução (narrada):

"Você sabe o que é audiodescrição?"

Imagem de destaque da postagem: Ícones das redes sociais do twitter e facebook “Quimicacessivel” e logomarca “AD” com a chamada para a postagem: “Você sabe o que é audiodescrição”, em constraste dentro de um cículo cheio em preto semi-transparente. Abaixo, a palavra “AUDIODESCRIÇÃO”, em fontes pretas e fundo brando, maiúsculas, e entre 3 parênteses, onde 2 deles são azuis e o dos centros pretos.

Por favor, clique na alternativa que mais se identifica e comente se identificando (se é professor, qual sua localidade, seu nome, e se é em escola pública ou particular).

Após a questão respondida, leia o artigo proposto aqui:

Simone Uler Lavorato1 (PG), Isabella Gudes Martinez2 (PG), Gerson de Souza Mól3 (PQ)*

Universidade de Brasília – Programa de pós-graduação educação em ciências – PPGEduC – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília – CEP 70910-900

Palavras-Chave: Áudio-descrição, ensino de química, inclusão educacional.

O conhecimento liberta! É nesse sentido que diferentes movimentos sociais lutam para terem seus direitos garantidos. No caso das pessoas com deficiência essas conquistas ainda são pequenas e há muito que avançar, principalmente quando se fala de inclusão escolar. Para a inclusão de alunos com deficiência visual existem vários recursos e métodos que favorecem sua inclusão, entre os quais está o braille, primeiro grande avanço, o uso de recursos táteis e a áudio-descrição. No cenário contemporâneo a áudio-descrição se apresenta como estratégia pedagógica efetiva no processo de aprendizagem propiciando a inclusão e resgatando o direito à cidadania. Esse trabalho tem como mote o ensino de Química, considerando a complexidade dessa disciplina e os benefícios pedagógicos que a áudiodescrição pode agregar nesse processo em harmonia com o desenho universal. Sendo assim, a áudiodescrição como estratégia pedagógica de inclusão no ensino de Química constitui um recurso valioso, pois além de pessoas com deficiência visual é extremamente relevante para pessoas com diferentes dificuldades de aprendizagem e alguns transtornos neurológicos.

Áudio-descrição como estratégia pedagógica de inclusão no ensino de Química

 

Anúncios

Um comentário sobre “Professor, você conhece a audiodescrição?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s